Sobre


Seleção Brasil em Cena – 7a edição


Apresentação

De 24 de agosto a 24 de setembro de 2015, estão abertas as inscrições para a sétima edição do projeto Seleção Brasil em Cena.  Promovido pelo CCBB e patrocinado pelo Banco do Brasil, o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos dramaturgos.

Serão selecionados doze textos que receberão leituras dramatizadas distintas a serem realizadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, durante as quais serão eleitos 3 textos vencedores (um em cada cidade), por meio do voto dos diretores e do público. Os 3 (três) autores vencedores serão premiados com a encenação de seu texto com pauta nos teatros do CCBB Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Não há limite para a quantidade de textos inscritos por candidato.

Os textos recebidos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por   profissionais das artes cênicas e os nomes dos autores serão conhecidos pelo júri após a escolha dos doze finalistas.

Desde sua criação, o Seleção Brasil em Cena recebeu mais de 1.400 textos de autores de todo o País e as leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro, tais como: Paulo de Moraes, Stella Miranda, Gilberto Gawronski, dentre outros. Ao longo das seis edições anteriores, quase 300 atores indicados por renomadas escolas de teatro participaram das leituras e encenações.

O texto “A Tragédia de Ismene” foi o vencedor da 1ª edição, em 2007. O espetáculo “É Samba na Veia é Candeia”, de Eduardo Riecche, vencedor da 2ª edição, recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2009, uma delas a de melhor texto, sendo premiado como a melhor direção musical. Em 2011 o espetáculo “Tempo de Solidão”, de Márcia Zanellatto (texto vencedor da 3ª edição) foi escolhido um dos 10 melhores do ano pelo jornal O Globo, e em 2012 o espetáculo “Não me diga Adeus”, de Juliano Marciano (texto vencedor da 4ª edição) foi indicado ao Prêmio SHELL de Melhor Direção Musical. Na 5a. edição do concurso tivemos a montagem dos textos vencedores “Arresolvido”, de Ronaldo Ventura, que cumpriu segunda temporada  e “Sexton”, de Helena Machado e Juliana Shimitz, convidado a participar do Festival Internacional Cena Contemporânea, em Brasília. Na 6ª edição foram premiados os textos “Camélia”, escrito por Ronaldo Ventura e “Casarão ao Vento” de Francisco Alves.

Além de contribuir para formação de plateia, o projeto tem ainda, como subproduto, o mérito de inserir novos atores, provenientes de escolas de teatro, no mercado de trabalho, uma vez que as leituras dramatizadas e encenações protagonizadas por eles, os põem em contato direto com diretores renomados e o público em geral.

Para ver a íntegra do regulamento do concurso e efetuar inscrições, acesse o site:
www.selecaobrasilemcena.com.br

Outros esclarecimentos podem ser obtidos com a coordenação da mostra nos seguintes canais:

email: contato@selecaobrasilemcena.com.br
Escrevendo no titulo da mensagem: Seleção Brasil em Cena 7ª Ed. – DÚVIDA 

Telefones: (21) 3594-0988 e (21) 3594-0979, segunda a sexta, das 10 às 17h.